segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

estudo para macro célula. 14/02

Um líder aberto ao tratamento


Texto: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.” (Mt 16:24)

Verdade Central: Precisamos avaliar como está nossa vida no quesito discipulado, descobrir o quanto estamos abertos ao tratamento no discipulado. Muito mais importante do que ser impactados com a Visão Celular e dizer que é discípulo de alguém, que há um líder sobre você, é a mudança que o impacto causa em nós e do que o discipulado nos proporciona em nível de ensinamento.

Introdução: Costumamos ser precipitados em julgar as pessoas, o comportamento que têm em determinadas situações, mas esquecemos de como, muitas vezes, o nosso comportamento também pode causar impacto negativo em outros, quando não nos deixamos tratar.

O ser humano tem a tendência de ver mais os erros dos outros do que os seus e mais os seus próprios acertos do que os dos outros, mesmo que haja muitos acertos e apenas um erro. Devemos aprender a tirar os olhos dos defeitos dos outros e passar a observar as virtudes. Procurar olhar mais para nós mesmos e buscar mudar de atitude. Infelizmente, na Igreja, existem muitos que só gostam de ver os defeitos, por isso nunca conseguem ver as flores que o outro pode colher.

Deus quer nos ensinar, através do discipulado, que precisamos estar abertos ao tratamento. Só ganhamos quando nos abrimos a receber o que o Senhor tem para nós. O discipulado muda a nossa vida quando estamos abertos a ele, ao ensinamento do líder. Faz-nos acreditar que é possível mudar e crer que as pessoas, se quiserem, também podem mudar.

O ser humano é mutável. Muito o Senhor já fez em nós, mas isso não é tudo, muito mais ainda tem para realizar em nossas vidas e através de nossas vidas na vida de outros. Quando fomos alcançados pela graça de Deus, sofremos transformações, não éramos criaturas boazinhas, como talvez pensássemos ser.

Mudamos porque Deus fez uma grande obra em nossa vida. Ao adotarmos a Visão Celular, fomos criticados por uns, amados por outros. Porém, o que importa hoje é que precisamos continuar avançando com as ferramentas que a Visão nos oferece como o discipulado e, acima de tudo, ser fiel a Jesus e aos comandos que estão em Sua Palavra. E, onde houver barreiras, busque mudanças, pois o fato de um homem mudar seu pensamento porque recebeu entendimento sobre algo não faz dele uma pessoa vulnerável. Significa que é inteligente.


Mudança x Impacto

Uma característica da Visão é sermos alcançados em mudanças. Precisamos avaliar como está nossa vida, porque muito mais importante do que ser impactados com a Visão, é a mudança que o impacto causa em nós. Alguns ficam apenas no impacto e não avançam, não dão resultados.

Deus não quer apenas melhorar as pessoas. Ele quer mudá-las completamente. Uma Igreja sarada reconhece que sempre está precisando de uma mudança radical, que precisa mais de Deus. Só haverá mudança no ambiente geográfico onde estou se eu decidir por esta mudança.

Temos ensinado que as pessoas mudam para melhor ou para pior. Então, qual foi o nível da sua mudança? Muitos líderes exigem de seus discípulos mudanças que nem eles tiveram. Não podemos exigir das pessoas o que não somos. Não exija de seus discípulos o que você não alcançou, pois você será testado exatamente naquilo que você diz ser forte.

Quem é discípulo sabe se você só mudou de ambiente, de nomenclatura, de visão, ou se mudou de vida. O líder decide o ambiente geográfico onde vive, e as pessoas precisam ver que mudamos. Quando o líder decide ser um paradigma diferente, a realidade dos discípulos fica distinta da realidade que viveram.

As pessoas precisam de um líder com um discurso inovador, restaurador, que as tire do abismo e as traga para cima. Nós somos essas pessoas, somos a liderança que Deus usará nestes últimos anos para mudar radicalmente a história de onde vivemos. Se o líder não mudar a mentalidade do povo, acaba sendo guiado por ele. Você deve ser a referência para levar o povo até Deus. Você deve ser diferente e fazer diferença. É uma questão de decisão.

O tratamento no discipulado nos ensina que podemos mudar para melhor. Mas, os que não se deixam ser tratados mudam para pior. Quando você estiver com os discípulos, nas células ou com os 12, eles devem perceber o quanto você tem mudado para melhor.

Impacto ou mudança? Deus quer promover mudança em sua vida, família, células, Equipe de 12. Ele quer que você seja um líder aberto a tratamento e ensine os seus discípulos a serem tratáveis, para que todos vejam e percebam que você não foi apenas impactado, mas houve mudanças em sua vida.

Peça para Deus formar sua personalidade e ajustar seu caráter. Ele quer moldar Suas características dentro de cada um de Seus filhos. Devemos perceber que, ao nosso redor, existem flores, existem pessoas que, como nós, buscam ser diferentes e fazer a diferença nesse mundo que jaz no maligno.

Nosso olhar, atitude, sentimento e essência devem estar numa só direção: o centro da vontade de Deus, pois Ele quer nos ensinar o Seu caminho para andarmos na verdade (Sl 86:10). Assim, todos os dias, Deus nos levará a experimentar o novo. Ninguém ficará o mesmo. Seremos levados a dimensões ainda maiores.

As pessoas nos avaliam pelo passado, mas Deus nos avalia pelo que somos e pelo que seremos. Ele sabe que se O buscarmos de todo o coração, seremos uma bênção, superaremos e ficaremos boquiabertos com o que Ele fará em nós. Sua vida será chamada novidade de vida e de dias. Você andará nas novidades de Deus.

Há líderes que perdem a unção porque se fecham, ficam ensimesmados, achando que já são autossuficientes. Não permita que isso aconteça com você. Saiba que ovelhas e discípulos percebem as mudanças na vida do líder, sejam elas boas ou más. Isso porque são sensíveis e sabem quando o líder está cheio do Espírito ou não. Não deixe cair o nível da unção de Deus em sua vida. São as nossas atitudes que preservam ou nos fazem perder a unção.

Seja um líder-discípulo aberto ao tratamento sempre. Ninguém sabe tudo a ponto de não precisar de um líder que o ensine. Seja humilde. Somente um líder humilde se permite ser tratado. Deixe que o Espírito Santo governe a sua vida para que você seja MODELO nesta Visão. Agindo assim, você será o líder mais ungido da Terra.

Você, sua família, os discípulos, todos verão que a excelência de Deus está em sua vida e que você é alguém transformado por Deus em todos os aspectos porque é um líder aberto ao tratamento. De você sairão milhares e centenas de milhares de líderes na semelhança de Cristo Jesus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário